domingo, 18 de novembro de 2007

Reciclagem

Já faz algum tempo, eu estava procurando informações para fazer um texto do trabalho interdisciplinar, que era sobre reciclagem e separação do lixo. Mais tarde, pra variar, o grupo descobriu que o trabalho não era para ser feito como nós pensávamos, e teríamos que mudar.
Mas eu ainda não sabia disso, então entrei em vários sites em busca de algo que me ajudasse no texto. Encontrei um que me chamou muito a atenção, porque reunia várias informações interessantes e que mostra qual é a importância da reciclagem.
Algumas dessas informações eram:
- que cada pessoa produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, e que uma família de 4 pessoas produz, em um ano, 1,5 toneladas;
- que 70% do lixo brasileiro acaba parando nos lixões;
- que a reciclagem de 1 lata de refrigerante representa a economia de energia suficiente para deixar uma TV ligada durante 3 horas;
- que reciclando 1 tonelada de alumínio, uma indústria gasta 95% menos energia do que se fabricasse essa quantidade;
- que uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma poluição 74% menos do que na mesma quantidade;
- que a reciclagem de 10.853 toneladas de vidro preserva 12 mil toneladas de areia;
- que a reciclagem de 18.679 toneladas de papel, preserva 637 mil árvores.
Abaixo de tudo isso (e mais um pouco), encontrei o que realmente considerei o mais importante: uma frase que dizia “por que não reciclar”? O mundo está sofrendo cada vez mais com o aquecimento global, todos sabemos disso. A energia, principalmente as fontes de petróleo e carvão, é limitada e já tem previsão para se esgotar, disso sabemos também. Claro que sabemos que produzimos lixo demais, e só muito pouco dele é reciclado.
Se analisarmos alguns dos dados acima, veremos que poderíamos poupar muita energia e matéria-prima, se começássemos a reciclar mais. Evitaríamos um gasto e destruição desnecessária da natureza, o que poderia nos salvar da crise ambiental pela qual passamos (ou ainda vamos passar). Depois de milhares de anos de história da humanidade, deveríamos já ter percebido que o reaproveitamento do que consumimos é uma solução para o problema do planeta.
Já que, pelo visto, não percebemos isso ainda (ou ainda não há interesse em perceber), por que não tentamos começar agora? Por que não salvar a Terra? Por que não reciclar?

Paulo Sogari

Nenhum comentário: