segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Crítica

O texto que venho criticar é da psicóloga clínica Juliane Callegaro Borsa, publicado na ZH do dia 12 de outubro deste ano, lido por nós na aula de português. A doutora relata a infância das nossas crianças, criticando o modo como elas vivem, rodeadas de computadores e videogames,e também dos menores de classe social e econômica mais baixa, que pedem esmolas na rua e moram nela. Criticando assim, a maneira com que a maioria trata essas crianças. É citado também que o conceito de infância é alterado junto com a sociedade.
Concordo na questão em que a infância mudou, porém acho que isso é algo inevitável, um processo natural, de evolução de nossa espécie. Tratamos elas como pequenos adultos pelo fato de muitas vezes elas ensinarem coisas aos grandes adultos que possuem maior conhecimentos do que os pequenos. Hoje, nas escolas, crianças são tratadas como os "salvadores do futuro", pois o mundo se encontra em uma situação nem um pouco confortável e são eles quem podem salvar o planeta que os "grandes" estragaram.
Juliane cita o fato das crianças deixarem de conviverem com outras crianças, pois preferem a companhia de um meio eletrônico. Na minha opinião isso não ocorre com tanto êxito como o referido pela autora. Na escola, em aniversários, praças, e outros as crianças brincam com outras sim, porém, as brincandeiras são diferentes das feitas pelos seus pais. Talvez, esse seja o motivo da psicóloga estranhar certas ações dos nossos pequenos.
Posso dizer então que, concordo parcialmente com a escritora, pois concordo que a infância mudous, porém em diferentes aspectos.
Larissa

Nenhum comentário: